9 DICAS FINANCEIRAS QUE FARÃO FAZER VOCÊ CHEGAR LÁ!

Este assunto interessa a muita gente e não tem essa de idade não, as finanças pessoais são preocupação essencial de quem deseja ter uma vida saudável e equilibrada. Se você quer atingir sucesso nesta área, saiba que não é difícil.

Através da educação financeira é possível conquistar a liberdade. Isso precisa ser chato? Não! Falar de dinheiro é falar sobre a vida e quem não quer estar no controle das próprias decisões? Liberte-se e confira agora as melhores dicas de finanças pessoais.


1 - RENEGOCIE SUAS DÍVIDAS


Esta deve ser sua primeira prioridade financeira. Antes de começar a poupar, é importante saber quais são suas dívidas, o valor e procurar seus credores para renegociar o pagamento. Lembre-se de fechar um acordo que você efetivamente possa cumprir e sem empréstimos.


2 - TENHA UMA FERRAMENTA DE CONTROLE FINANCEIRO


Controlar os gastos e saber exatamente para onde seu dinheiro está indo é um passo fundamental para manter suas finanças pessoais em dia e uma das dicas de finanças pessoais mais importantes. Há diversas ferramentas disponíveis para auxiliá-lo nesta tarefa. A mais comum delas é a planilha de controle de gastos.

Você pode fazer até mesmo no excel, colocando receitas e despesas do seu mês. Isso facilitará o seu controle financeiro, sabendo pra onde o dinheiro está indo e onde pode ajustar para conseguir sobrar mais no final de mês.

Uma ferramenta muito boa para usar em celular e tablets é o ZEROPAPER.


3 - REGRA 50-30-20


A regra dos 50-30-20 defende que a renda deve ser dividida em metas de gastos.

Você deve destinar no máximo 50% das suas receitas para os gastos essenciais, como aluguel; condomínio; contas de luz, água, gás; mensalidade da escola, plano de saúde, etc.

Os 30% serão usados para manter o seu estilo de vida: lazer, academia, cuidados pessoais, etc.

O equivalente à 20% restante da renda vai para as prioridades financeiras. Se você tem dívidas, este valor é destinado para quitá-las. Caso esteja em dia com suas obrigações, invista estes 20% em fundo de renda fixa ou outro tipo de investimento que ache melhor.


4 – APOSENTE O CARTÃO DE CRÉDITO


Não há como negar que o cartão de crédito, muitas vezes, é uma mão na roda. No entanto, há pessoas que não sabem como lidar com o dinheiro de plástico. Resultado: perdem o controle dos gastos e estouram seu orçamento.

Pelo bem das suas finanças pessoais, aposente seu cartão e adote o pagamento à vista. Além de conseguir pleitear descontos, você tem noção do dinheiro que está saindo da sua conta.

Quem não vai gostar muito é o gerente do seu banco, que vai ter menos comissão... ;)


5 - PARE DE PEGAR EMPRÉSTIMOS


Muitas pessoas estão tão acostumadas a pegar empréstimos que encaram aquele processo como parte de sua rotina financeira. Se este é o seu caso, pare agora. Empréstimos pessoais devem não devem ser considerados nem como o último recurso, muito menos como um hábito. Todas as vezes que quiser comprar um bem mais substancial ou fazer uma viagem, poupe o dinheiro para aquele fim. Pegar empréstimos para pagar dívida então, nem pensar, vira uma bola de neve com juros cada vez maior, neste caso, renegocie sua dívida e se puder, poupe e pague a vista ou dê uma entrada maior, isso diminui os juros!!!


6 - PAGUE SUAS CONTAS NO MESMO DIA


Mude a data de vencimento de todas as suas contas fixas para logo após o dia em que cai o seu salário. Assim fica bem mais fácil se organizar. O dinheiro entra, você já paga tudo o que deve e fica na conta apenas com o dinheiro necessário para passar o mês.


7 - DESPESAS PRA CIMA. RENDA PRA BAIXO!


Na hora em que estiver criando as metas para seu orçamento, arredonde sempre as despesas para cima e a renda para baixo. Afinal, sua avó já dizia: é sempre melhor sobrar do que faltar.


8 - FALE DE DINHEIRO COM A FAMÍLIA!


Se você é casado, o tema finanças deve fazer parte do dia a dia do casal. Se tem filhos, o mesmo vale para a família. Transparência e sinceridade são os caminhos mais fáceis para conseguir reorganizar as finanças familiares. O jogo aberto com a família, faz com que todos trabalhem em equipe com o mesmo objetivo!


9 - CRIE PRAZOS PARA SEUS OBJETIVOS!


Você quer quitar suas dívidas? Até quando? Quer juntar dinheiro para dar entrada em um apartamento próprio? Daqui a quanto tempo? Quando as metas têm data ficamos mais motivados para cumpri-las no prazo.


Parceiros

© Copyright 2017 Feito por AGÊNCIA OH!. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEMAX.